Criar e Gerir Marcas na Construção Civil: É Preciso Estratégia, Responsabilidade e Investimento

27-10-2010 16:51

 

Edvaldo Corrêa : Consultor e educador, é especialista em Gestão de Negócios para o Setor da Construção, graduado em Tecnologia da Construção Civil (UTFPR), Licenciado em Educação (UFPR), com pós em Gestão (UFSC) e Mestrando em Tecnologia (UTFPR). Atuou por 17 anos em grande empresas como PINI, SENAI, SEBRAE e IVAI ENGENHARIA.

 

Criar e Gerir Marcas na Construção Civil: É Preciso Estratégia, Responsabilidade e Investimento

Nas ruas, na televisão, nos jornais, na internet e em vários outros locais somos inundados com uma infinidade de contatos com marcas de empreendimentos, construtoras, incorporadoras e imobiliárias.

São e-mails, folhetos, cartazes, blitz, vídeos e outras estratégias de marketing e comunicação adotadas pelas empresas, que cada vez mais inovam para atrair e reter clientes. É um universo de cores, formas e objetos, que buscam nos influenciar na compra de casas, apartamentos, terrenos e barracões de diversos tipos, sendo oferecidos por empresas, algumas reconhecidas (nacionalmente ou regionalmente) e outras desconhecidas até de seus funcionários.

Então, como fazer para que o consumidor internalize uma marca em sua mente, diante de um universo tão imenso que é oferecido todos os dias aos potenciais consumidores de imóveis?

É preciso ter claro que o consumidor tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor. E, isto é o que permite praticar um preço diferenciado, isto é, acima do valor médio dos produtos do concorrente. Já foi o tempo em que a marca era apenas um nome, um logotipo, um símbolo... e as empresas que estão atentas a esta questão saem na frente e ganham visibilidade e credibilidade em diversos meios.

Existem diversas vantagens de ter uma marca forte:

·        maior fidelidade;

·        possibilidades de licenciamento;

·        oportunidades de ampliação;

·        marketing mais eficaz;

·        maiores margens de lucro; e

·        menor vulnerabilidade à concorrência.

Agora, aquelas empresas que tem marcas fortes, o que exatamente elas vendem? Estilo de vida? Sonho? Luxo? Na prática o que existe é intensidade de ligação, que se estabelece pela maior fidelidade na compra ou uso de um empreendimento.

Em última análise, as empresas devem sempre associar marca e estratégia. E é preciso pensar sempre para quem está no mercado sobre questões como:

·        Se sua empresa fechasse as portas hoje, que legados ela deixou?

·        Quanto vale a sua empresa, sem os equipamentos e as instalações prediais?

·        Os seus clientes estariam dispostos a brigar pela sua marca?

Agora, se sua empresa ainda está começando, é preciso ter certeza de outras questões. Veja se você já tem as respostas:

·        Por que você esta nesta atividade?

·        Quem e quais são os seus clientes?

·        Quais são os diferenciais?

·        Qual a sua relação com os fornecedores?

·        Qual a imagem que você quer transmitir?

É um bom início para refletir sobre ter uma marca e investir nela.

O ideal é construir marcas de confiança, com conexões emocionais com os consumidores. Aquela marca que você vê, ouve... e trás algo de bom na sua mente. Construir uma marca é gerar uma experiência, que pode ser boa ou ruim. Cabe a empresa, decidir. Levar em conta a relação que as pessoas têm com a empresa e fazer com que as experiências sejam positivas, deve se tornar uma prioridade. E isto vale para os contatos nas redes sociais também. Responder os contatos e demandas dos clientes, estar atento ao que está sendo dito nestas redes sobre sua marca, não querer somente vender, mas gerar conhecimento e trocas.

Gerir uma marca exige responsabilidade, investimento e estratégia.

Pensem nisto!

 

 Dados de contato:

edvaldo_correa@yahoo.com.br (e-mail)

https://edvaldocorreablog.blogspot.com (blog)

https://www.twitter.com/edvaldocorrea (twitter

Bookmark and Share

BLOG Artigos de Convidados IBEI

27-10-2010 16:51
  Edvaldo Corrêa : Consultor e educador, é especialista em Gestão de Negócios para o Setor da Construção, graduado em Tecnologia da Construção Civil (UTFPR), Licenciado em Educação (UFPR), com pós em Gestão (UFSC) e Mestrando em Tecnologia (UTFPR). Atuou por 17 anos em grande empresas como...
27-10-2010 16:49
  Francisco Maia Netto Entenda as siglas imobiliárias   Francisco Maia Neto - Especial para o Estado de Minas Recentemente, um médico meu amigo, ao ler uma matéria sobre lançamento imobiliário, constava que o VGV daquele empreendimento seria de R$ 20 milhões, e ficou sem entender....
27-10-2010 16:48
          Eng/Adv Francisco Maia Neto Escola de Engenharia da UFMG1 - Engenharia Civil; Faculdade de Direito da UFMG1 - Direito.    Engenharia Econômica (Especialização) - Fundação Dom Cabral; ...
Itens: 51 - 53 de 53
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6

BLOG

  A pessoa que se forma em Geografia é chamada de Geógrafo, durante o curso é possível se graduar em licenciatura e bacharelado ao mesmo tempo, ou somente em um dos dois. O profissional licenciado atua na docência e em todos os níveis do ensino (fundamental, médio e superior). O Geógrafo...
  Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do Japão e o 7º maior da história. No país, prédios são construídos para minimizar número de vítimas. Do G1, em São Paulo imprimir (Se não tiver o plugin Flash instalado, clique aqui para ver em PDF).  
  Locação universitária em alta Bruna Tenório alugou um quarto em Botafogo, perto da faculdade / Maria Clara Serra Maria Clara Serra As universidades ainda estão vazias, mas os telefones não param de tocar nas imobiliárias da cidade e nas casas de pessoas interessadas em...
  O 'vestibular' do aluguel   Geórgea Choucair - Estado de Minas     Abertura de cursos e instituições em BH provoca corrida de universitários por imóveis perto das faculdades. Valor da locação subiu entre 30% e 40% em comparação com 2010 Jackson...
  Masterplan prevê gastos de 21 bi no aeroporto de Confins e seu entorno A Infraero acaba de anunciar recursos de R$ 498 milhões, concedidos pelo Governo Federal através de Medida Provisória, para realizar obras no aeroporto Tancredo Neves até 2013, ampliando a capacidade com vistas à Copa do...
  Após boom de lançamentos, descumprimento de prazos provoca reclamação de compradores Márcia De Chiara, de O Estado de S. Paulo   SÃO PAULO - O boom do mercado imobiliário já provoca também um boom de atrasos na entrega dos imóveis comprados na planta dois anos atrás, quando...

Contatos

IBEI estudos imobiliários Rua Tupinambás, 179 Sl 68 - Centro CEP 30.120-90 Belo Horizonte - MG (31) 2555-1752 skipe ibeiinstituto ibei@ibei.org.br